Boa noite pessoal, tudo tranquilo com vocês? Espero que sim por que esse final de semana, foi um momento muito agitado, com palestrantes ao redor do mundo inteiro realizando apresentações fantásticas sobre tecnologias microsoft, novidades sobre diversos assuntos, mas principalmente sobre o Azure. O evento ocorreu em 180 países mais de 134 localidades ao redor do mundo.

**[Off-Topic] **Após prestigiar o show sensacional do Kiss aqui em brasilia numa noite anterior :D, Acordo muito empolgado para o momento do credenciamento do GWAB 2015 em Brasilia-DF. O auditório da faculdade Projeção estava lotado com muitos interessados nos diversos assuntos que seriam abordados nas trilhas. Os assuntos das 5 trilhas foram muito variados, mas sempre focados nas diversas novidades e integrações com o Windows Azure.

Pela manhã tivemos muitas trilhas abordando vários assuntos sobre a plataforma do Azure, tais como:

  • Always-On no Windows Azure
  • DocumentDB
  • Azure App Service
  • Novidades no ASP.NET 5
  • Visual Studio OnLine para Startups
  • E muitas trilhas interessantes (Link)

A minha trilha começou logo após retornarmos do almoço às 14hs e tratou de um assunto muito polémico durante anos sobre a questão de segurança utilizando o framework mais conhecido e "odiado" por muitos devido sua quase nula extensibilidade e flexibilidade: Membership. Oww… mas sua palestra não foi sobre AspNet Identity? Sim, foi! Mas eu fiz questão de mencionar aqui e enquanto eu estava palestrando um pouco de história sobre o porque o Membership foi tão “odiado” por anos e porque devemos utilizar o AspNet Identity como solução integrada ao ASP.NET para termos nossas aplicações seguras, com a garantia do time do AspNet Identity.

A sala estava com aproximadamente 30 participantes, sobre os quais ficaram bem atentos e interagiram bem: Tirando dúvidas, perguntando como poderiam ser aplicadas as soluções apresentadas, fazendo comparativos sobre as versões antigas. Mas o mais importante disso tudo foi ter passado com muita paixão, dedicação e afinco os requisitos que trarão ainda mais segurança para a aplicação dos participantes e/ou nas empresas onde cada um deles trabalha.

Devido ao pouco tempo para apresentar tantas novidades e formas de utilizar o AspNet Identity, ao entusiasmo dos participantes em interagir com a apresentação e dúvidas geradas no meio, sobre as quais fiz questão de responder a todas, Infelizmente não foi possível finalizar todas as demos que estavam prontas para mostar o alto poder de uso AspNet Identity que hoje já encontra-se na versão 2.2.1.

Para tentar cobrir um pouco desse pouco, foi publicado no meu repositório no GitHub o código fonte completo com as Demos contemplando as novidades do AspNet Identity, exceto a Demo mostrando como integrar o DocumentDB como Provider de repositório, mas para isso vocês poden encontrar em outro artigo que eu escrevi aqui no blog nesse link.

Aqui abaixo vocês podem ter acesso ao Slide que foi utilizado para apresentação no evento que também está publicado no meu Slideshre:

Aqui está o link para o meu repositório no GitHub com o exemplo da Demo apresentada no evento.

Pessoal espero que tenham gostado do evento e de todas as apresentações, muito obrigado pela presença de todos e até o próximo evento.