Fala galera beleza? Bom fui questionado esta manhã sobre como formatar datas apartir de uma data selecionada num datepicker do jQuery em uma aplicação ASP.NET MVC. Essa dúvida veio da @fernandasallai.

Existem muitos frameworks para utilizarmos o recurso de jQuery em nossas aplicações web, no nosso caso estamos utilizando o framework jQueryUI. Esse post será bem breve e rápido, até porque o assunto é super simples de mostrar.

Normalmente temos algumas maneiras de configuração da formatação de datas em aplicações web: culture, format. Aqui vamos utilzar um pouco de jQuery para formatarmos uma data seleiconada por meio de um datepicker. Vamos tomar como base o código fonte do post anterior para

Segue a configuração abaixo:

<script type="text/javascript"> $(function()
{
// $.datepicker.setDefaults($.datepicker.regional[""]);

$("#datepicker").datepicker({
    showOn: "button",
    buttonImage: "../images/calendar.gif",
    buttonImageOnly: true});

$("#datepicker").change(function() {
   $("#datepicker").datepicker("option", "dateFormat", "dd/mm/yy");
   });
});
</script>

Com base no exemplo do artigo anterior, vemos uma pequena diferença:

$("#datepicker").change(function() { $("#datepicker").datepicker("option", "dateFormat", "dd/mm/yy"); });

o que esse código faz? Ele será executado no change, ou seja, na mudança do conteúdo do datepicker que nada mais é do que um input type="text". Ao mudar o conteúdo do input formatamos o conteúdo do nosso input para o padrão dia/mês/ano.

Bom espero que tenha ajudado. Essa questão de formatação não é complicada, mas dependendo de como precisa ser configurada, nos faz gastar um pouco de tempo.

Até a próxima!